quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Referências bibliográficas

Para os interessados, que porventura não conheçam a forma correcta de processar as referências bibliográficas, ou que pretendam conhecer a ordem a seguir na arrumação dos respectivos elementos, aconselhamos a leitura da última versão da norma portuguesa:
NP 405-1. 1994, Informação e Documentação — Referências bibliográficas: documentos impressos. Lisboa: Instituto Português de Qualidade. 49 p. (há uma versão pdf em linha, com 46 p.)
Esta norma procede à adaptação para português da norma internacional ISO 690 (1987). Sobre o respectivo conteúdo, e a título de exemplo, transcrevemos:

«7.1 Autoria [...]
7.1.2 Apresentação
O nome do autor deve ser dado como aparece na fonte, mas invertido de forma a referir em primeiro lugar o último apelido ou o penúltimo nos casos dos apelidos compostos ou com relações familiares. Os nomes espanhóis devem ser referenciados pelo apelido que aparece a seguir ao nome próprio.
Ex.

BERGMEYER, H. U.
CASTELO BRANCO, Camilo
LA FONTAINE, Jean de
LOPEZ BRAVO, Juan
O'CONNELL, Daniel P.
SILVA, António José da
VARGAS NETO, Manuel do Nascimento»
Sob pena de não servirem para nada, também as citações localizadas no texto obedecem a critérios objectivos, articulando-se com uma lista de referências bibliográficas (vd. obra citada, p. 42-45).

Sem comentários: